Agreste estreou em 15/01/2004 e cumpriu temporada regular em São Paulo e Rio de Janeiro totalizando um público de mais de 500.000 espectadores. Participou dos festivais internacionais mais importantes do Brasil, como o Festival de Curitiba, RioCena Contemporânea, Brasília, São José do Rio Preto, Porto Alegre em Cena. Participou como espetáculo convidado do Festival de Teatro a Mil em Santiago do Chile em 2005, do Brasil em Cena em Berlim, Alemanha em 2006 e da Programação do Ano do Brasil em Portugal na cidade do Porto em 2013. Participou dos festivais nacionais nas capitais dos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e do Festival Palco Giratório percorrendo todo o país.
Agreste recebeu os prêmios APCA de Melhor Espetáculo e Melhor Texto e o Prêmio Shell de Melhor Autor. Além disso, foi escolhido tanto pela Revista Bravo, quanto pela Revista Cult como um dos dez melhores espetáculos da década.
O espetáculo flerta com a referência constante das artes plásticas e da ideia do performer, na condução do trabalho dos atores. A direção de arte, a cargo de Marcio Aurelio, é inspirada nos trabalhos do artista plástico Joseph Beuys e dos fotógrafos Angélica Del Nery e Chema Madoz. O trabalho corporal foi desenvolvido pelas coreógrafas e dançarinas Lu Favoreto e Marina Caron.
Sinopse
No meio da seca, um casal de lavradores simples descobre o amor e foge. Pressentem que “algo” de perigoso paira sobre seu amor. A esposa vem a compreender o porquê, anos depois, após a morte do marido. Essa mulher machucada pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, acaba sendo vítima do horror e da intolerância.
AGRESTE é um vigoroso manifesto poético, uma fábula sobre ignorância, preconceito e amor incondicional. Em cena, dois atores narram e representam as personagens de sua estória. Esses atores montam e desmontam a cena, com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem para personagem-narrador.
FICHA TÉCNICA
Encenação
Marcio Aurelio
Texto
Newton Moreno
Com
Paulo Marcello
Clóvis Gonçalves
preparação corporal
Lu Favoreto e Marina Caron
cenário e figurino
Marcio Aurelio
iluminação e trilha sonora
Marcio Aurelio
visagismo
Narciso Guilherme (cabelos)
Sérgio Bonfim (maquiagem)
operação de luz e som
André Luiz Lemes
fotos projeções em cena
Angélica Del Nery
Deixe um comentário