Ator e produtor, Paulo Marcello é formado em Interpretação Teatral pela UNICAMP, onde está cursando mestrado em artes. Desde 1990 vem atuando na Companhia Razões Inversas, onde é fundador junto com o premiado diretor Marcio Aurelio. Seus mais recentes trabalhos, todos sob a direção de Marcio, são Anatomia Frozen (Prêmios APCA de Melhor Diretor e CPT de Melhor Elenco), A Metafísica do amor, Agreste (Prêmios APCA de Melhor Espetáculo e Melhor Texto e Prêmio Shell de Melhor Autor), Os Lusíadas, Arte da Comédia (Prêmio SHELL 1999 de Melhor Ator para Walter Breda), Senhorita Else, (Prêmios APCA 1997 de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz – Débora Duboc – e Prêmio SHELL de Melhor Atriz – Débora Duboc), Torquato Tasso, A Bilha Quebrada, Ricardo II, entre outros.
Trabalhando com teatro desde 1982, fez sua estréia no espetáculo Prometeu Libertado de Miroel Silveira. Em 1987 recebeu o prêmio de Melhor Ator no XI Festival de Teatro do SESC por sua interpretação no espetáculo Escorial, sob direção de Cristiane Paoli-Quito.
Como assistente do diretor Marcio Aurelio, trabalhou em espetáculos realizados pelo Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo e pelo Coral Infanto-Juvenil do Mackenzie em turnês realizadas pela Alemanha, Holanda e França nos anos de 96, 97 e 98, e nos espetáculos Os Lusíadas e Sossego e Turbulência no Coração de Hortência. Em 2006 fez sua estréia como diretor com o espetáculo Antes do Baile Verde, uma adaptação do conto de Lygia Fagundes Telles. Em 2008 e 2009 dirigiu os espetáculos Pedrinho Cachoeirinha e Villa na Vila com elenco de cem jovens em cada, dentro do projeto Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.